Quinta da Levandeira do Roncão

Localiza-se em pleno coração da Região Demarcada do Douro/Sub-Região Cima Corgo, na margem direita do Rio Douro, na antiga freguesia de Vilarinho de Cotas, concelho de Alijó. Reconhecida pela produção de Vinhos do Porto de excelente qualidade, a Quinta da Levandeira tem 45Ha de vinha plantada, dos quais 1.5Ha de Vinha muito velha com mais de 60 anos e 8Ha com 20 anos de idade. A Quinta da Levandeira situa-se entre as cotas de 500 e 600m de altitude. Apresenta um relevo muito acidentado em encosta com inclinações diversas que variam entre os 5% e os 45%, um solo ácido de origem xistosa, com elevado grau de pedregosidade, o que o torna num solo pouco profundo e muito pobre em matéria orgânica, à semelhança do típico solo duriense.

A Quinta encontra-se exposta a Sul, pelo que as suas vinhas recebem sol durante todo o dia o que se reflete na qualidade das suas maturações.

A mais importante característica geológica responsável pelo microclima da região do Douro é a cadeia montanhosa que a protege da influência do Oceano Atlântico, conferindo-lhe um clima continental caracterizado por verões quentes e secos e invernos frios e chuvosos. A temperatura média anual é de 16ºC e a pluviosidade média anual é de 900mm.

Toda a área de vinha é ocupada por 6 diferentes castas, porém duas castas representam cerca de 63% do total de área (35% Touriga Franca e 28% Touriga Nacional).

A produção de vinho na Quinta da Levandeira remonta pelo menos ao século XIX. A existência de mortórios no interior da Quinta testemunham a presença da filoxera, praga que atacou a região do Douro no século XIX (1868) e destruiu uma grande parte das vinhas na região. Após décadas de produção própria e fornecimento de uvas a outras Quintas, a Quinta viveu um longo período de parcial abandono. Com a profunda reestruturação efetuada a partir de 2001, é retomada a produção de vinhos do Porto e vinhos do Douro com as marcas DR e Quinta da Levandeira do Roncão.

Scroll to Top