Quinta de Linhares

Localiza-se na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, na sub-Região do Sousa , em São Mamede de Recezinhos no concelho de Penafiel. A quinta foi adquirida pela família Ribeiro em 1999 . Com cerca 17 Ha de vinha plantada, as castas predominantes são as brancas , nomeadamente o Avesso , Loureiro , Alvarinho e Azal . As castas tintas ( Espadeiro , Vinhão e Padeiro) representam cerca de 2 % do total da vinha plantada.

Localiza-se na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, na sub-Região do Sousa , concelho de Penafiel. A Quinta encontra-se exposta a Sul-Sudoeste , entre as cotas de 250 a 300 m de altitude .

O clima é moderado a seco com amplitudes térmicas baixas. Os Invernos não são muito rigorosos e os Verões são amenos e secos. É uma sub-região de transição, apesar de não estar diretamente exposta à influência atlântica, esta influência faz-se sentir devido ao relevo pouco acentuado. A pluviosidade é ligeiramente mais baixa do que nas restantes sub-regiões ( 1300 ml ).

O tipo do solo é Franco-Arenoso , rico em nutrientes como Fósforo e Potássio e pobre em Cálcio e Magnésio , dando origem a vinhos de PH baixo e por isso mais ácidos ( 3/3,2ph) . A composição de origem granítica confere mineralidade aos vinhos.

Scroll to Top